2003



COIMBRA PERSENTIDA

esq. © Sal; dir.  ©  Nuno Patinho
SINOPSE
Co-produção com Coimbra 2003 - Capital Nacional da Cultura, envolvendo inúmeras instituições públicas e privadas da cidade e convocando todos para um espectáculo, uma viagem ao simbolismo de Coimbra.
20 actores, 15 figurantes e 10 técnicos dão vida às 12 cenas que compõe o espectáculo, durante a viagem, dentro do autocarro ou em paragens em lugares predefinidos.
O espectáculo proporciona a entrada num universo ficcional entre memórias históricas despertas pelos locais de passagem e realidades urbanas de Coimbra em 2003, entre o sonho e a realidade, numa cidade com história, com tradição na transmissão do conhecimento, por onde passaram vultos da literatura portuguesa. Explora sobretudo a interpenetração do vídeo, do teatro físico, num intrincado jogo de luz.
Imagens que afluem no decurso deste percurso no conflito entre o conhecer, o estar, o desejar, o chegar e o partir.
O público foi convidado a entrar num autocarro, transporte urbano que o vai guiar por um percurso de sensações. A viagem parte da Ponte do Açude, passando pela Quinta das Lágrimas, os Arcos do Jardim, a Universidade e o Penedo da Saudade.

©  Nuno Patinho
FICHA ARTÍSTICA
Direcção do projecto de Carlos Curto e Elsa Aleluia.
Direcção Técnica: Ricardo Seiça.
(…)

APRESENTAÇÕES
Uma semana de espectáculos realizados no âmbito de Coimbra 2003 - Capital Nacional da Cultura, em Coimbra.






CÂMARA ESCURA
Instalação performativa


SINOPSE
Numa tenda gigante implantada num jardim, Calótipo, em homenagem à descoberta do negativo na fotografia (W.H.F. Talbot), é o personagem anfitrião. Convida as pessoas a entrarem numa tenda gigante montada no jardim.
Através do efeito pin-hole, dentro da tenda, Calótipo conta a longa História da Imagem_ da caverna de Platão e dos escritos de Aristóteles, passando pela pintura impressionista, pelo nascimento da fotografia, com Daguerre, Talbot, Muybridge, chegando aos irmãos Lumière e Georges Méliès, o advento do cinematógrafo.
Durante a performance, o público é convidado a ver uma manipulação de imagens, entre projecções, imagens reais sob efeito pin-hole, fotografias em slide, sombras, teatro e imagens em movimento. Teatro, Pintura, Fotografia e Cinema surgem aqui entrecruzados marcando o carácter pluridisciplinar da instalação que se pretende mágica e pedagógica.

Performativamente, a estrutura da instalação adpata-se a diferentes espaços e mundividências, em função da identidade do lugar em que é implantado.


FICHA ARTÍSTICA
Direcção Performativa, Concepção Dramatúrgica, Interpretação: Ricardo Seiça
Direcção de Imagem: Nuno Patinho
Concepção gráfica, banda sonora: Antoine Pimentel
Vozes: Anão, Lena Faria; Àrvore, Elsa Aleluia
Aparições especiais: Antoine Pimentel, Nuno Patinho
Figurinos: Georgina Fernandes, Ricardo Seiça
Consultadoria científica: Dra. Margarida Carvalho
Produção: Dulce Gonzaga, Ricardo Seiça

APRESENTAÇÕES
Estreia em Julho de 2003 e no âmbito de Coimbra 2003 - Capital Nacional da Cultura, realizando 20 espectáculos no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, sobretudo, para instituições infanto-juvenis de cariz social.






MURMÚRIO DO VULCÃO
poema musical para a infância

SINOPSE
É uma peça teatral para a infância que apresenta o processo criativo do teatro através dum percurso, essencialmente criado sob forma sonora e visual, em que diferentes personagens se vão apresentando numa sala de teatro que vão dando a conhecer nos seus pormenores: das cortinas de cena, passando pela teia para os projectores, até às pernas que escondem os actores antes de entrar em cena.

FICHA ARTÍSTICA
Concepção e interpretação: Elsa Aleluia.
Direcção Técnica: Mafalda Oliveira.

APRESENTAÇÕES
Foi apresentado no âmbito do Périplo pelas Freguesia do Concelho de Coimbra, em diferentes escolas e juntas de freguesia, durante todo o mês de Fevereiro para um total de cerca de 1240 crianças em: S. Silvestre, S. Paulo de Frades, S. Martinho de Árvore, Cernache, Torres do Mondego, Eiras, S. João do Campo e Torre de Vilela. Espectáculo inserido nas Comemorações do Dia Mundial do teatro da Câmara Municipal de Coimbra.