2006


GAL: farpas para um país sem lobbies
Performance


SINOPSE
GAL é uma leitura comentada d’ As Farpas de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão que, por volta de 1871, escreviam e editavam uns libretos mensais, dando conta da vida do país.
Pegando no sentido do happening, não esquecendo a música das palavras da escrita portuguesa, o meta-comentário da expressão corporal e o humor negro, um actor, um músico e uma partitura dão vida a um personagem virtual.
A interacção ao vivo entre os dois intervenientes e a acutilância do texto, o movimento e as sombras, o balanço e a provocação sonora fundem-se num momento performativo de grande dinamismo e ironia.
Um verdadeiro acto de liberdade, um exame de consciência inteligente, um retrato paródico do país de hoje.


© Pedro Medeiros

FICHA ARTÍSTICA
Conceito: Ricardo Seiça
Interpretação: Ricardo Seiça e sal.
Co-produção: projecto BUH! – grupo POIS.

APRESENTAÇÕES
Dezembro de 2005, estreia na Festa da Gripe das Aves, Sport Operário Marinhense, Marinha Grande;
27 Fevereiro 2006, Carnival Show, no Patelas, Coimbra, produção Fila K ;
17 e 18 Abril 2006, TAGV, Coimbra;
22 e 26 Abril 2006, na Praça 8 de Maio, Coimbra, produção FNAC;
18 Novembro 2006, no Festival de Artes Performativas, Mercado Negro, Aveiro.




AMOR DE LONGE
Teatro



SINOPSE
A peça O Amor de Longe é uma tragédia em cinco Actos da autoria do escritor libanês Amin Maalouf.
Pela primeira vez encenada em Portugal, trata-se da adaptação para linguagem teatral do libreto que Maalouf criou para a ópera homónima, apresentada pela primeira vez em Salzburgo, no ano 2000.

FICHA ARTÍSTICA
Encenação: Margarida Miranda
Elenco: Margarida Miranda, Ricardo Seiça e Pedro Malacas
Assistência de encenação: Margarida Torres
Composição Musical: Ali Emad e Camille Zaroubi
Desenho de Luzes: Nuno Patinho
Sonoplastia: Pedro Magalhães
Produção: Margarida Miranda
Cenografia: Ana Mota e Liliana Bonifácio
Construção de cenários: Eduardo Pereira
Figurinos: Teresa Fonseca
Concepção de figurinos: Diana Matias
Caracterização: Pessoa Jr.
Fotografia: Nuno Patinho
Vídeo: Miguel Sargento e João Pinto
Operação de Vídeo: Sal
Design Gráfico: Pedro Blanc
Co-produção Margarida Miranda/Projecto BUH!

APRESENTAÇÕES
Julho, no TAGV, Coimbra.






MUITO BARULHO POR NADA
Adaptação da obra homónima de William Shakespeare
Teatro e Comunidade


Muito Barulho por Nada é o resultado de um curso intensivo de teatro que o projecto BUH! promoveu (aliando-se às Tricanas de S. Silvestre para fazer esta produção), no seio do seu programa Teatro e Comunidade. 
Apresenta-se na IV Feira Medieval de S. Silvestre a adaptação desta peça escrita em 1599 pelo majestoso William Shakespeare. Trata-se de uma comédia que desenvolve a sua intriga em torno de um estratagema organizado no sentido de levar Cláudio a pensar, na véspera do seu casamento, que a amada, Hero, lhe tinha sido infiel. Ao longo deste enredo, assiste-se às acções conduzidas por grupos de personagens opostas: a seriedade de Cláudio e Hero, o carácter cómico de Beatriz e Benedito, e o humilde mas eficaz auxilio de Corniso e do Verdor.
O tema da falsa acusação impera, tendo dado origem a diversas recriações na tradição da cultura ocidental. Tudo gira à volta do tema do amor, da traição e da deslealdade, a par dos efeitos inesperados ou cómicos, das falsas expectativas e dos enganos. Cenas de etiqueta e cortesia, de música, de dança e de máscaras, entre o cómico e o sério, são a base desta adaptação, dando voz a situações representativas do comportamento humano.

FICHA TÉCNICA
Direcção: Ricardo Seiça
Banda Sonora: Luís Pedro Madeira
Desenho de Luz: Nuno Patinho
Técnico Som: Pedro Rocha
Assistência técnica: Gabriel Cheganças
Cenografia: João Seiça Salgado
Adereços: Joaquim Lopes e Ricardo Seiça
Figurinos: Belita Branco, Maria Gândara
Assistentes de Figurinos: Mabília Gonçalves, Sãozinha, D. Alice, Goretti Cortesão, Isabel Leandro, Mabília Cortesão, Isabel Melo, Licinia de Seiça

Grafismo: Ágata Gomes
Interpretação: D. Pedro, príncipe_ Joaquim Lopes; D. João, seu irmão bastardo _ Gonçalo Almeida; Cláudio, jovem fidalgo _ Sérgio Ferreira; Benedito, jovem fidalgo _ Zé Ricardo; Leonata, governadora da aldeia _ Mariana Cortesão; Antónia, sua irmã_ Rita Gonçalves; Hero, filha de Leonata _ Mariana Pereira Alves; Beatriz, sobrinha de Leonata _ Joana Gomes; Margarida, dama de companhia de Hero _ Patrícia Marques; Úrsula, dama de companhia de Hero_ Isabel Marques; Cornado, companheiro de D. João_ Bruno Ferreira; Borracho, companheiro de D. João _ Hugo Carmo; Frei Francisco_ José Agostinho Protásio; Corniso, um polícia _ Zé Pimentel; Verdor, um meirinho _ Ana Rita Santos; Hugo Biscoito, guarda-nocturno_ Hugo Serafino; Jorge Carvão-de-Pedra, guarda-nocturno_ Rachid Touriri; Mensageira_ Patrícia Santos; 1.ª dama, serviçal_ Liliana Rodrigues; 2.ª dama, serviçal _ Maria Helena Santos; 3.ª dama, serviçal _ Susana Alves; W. Shakespeare, ponto_ Ricardo Seiça
Produção: Albertina Marçal, Ricardo Seiça

Apoio: Delegação Regional da Cultura do Centro; mafia - Federação cultural de Coimbra

APRESENTAÇÕES
Outubro, na Feira Medieval de S. Silvestre
Abril 2007, Centro Cultural da Freguesia de Ribeira de Frades (no âmbito do Périplo pelas Freguesias, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra)