2016

1.

HISTORIA ORAL DO TEATRO UNIVERSITÁRIO 

(Formação / História do Teatro Português)





SINOPSE
Projecto que propôs um seminário em que se abordam as metodologias da História Oral e da Etnografia Participante, equacionando a sua validade enquanto ferramentas possíveis para uma recolha de testemunhos sobre a história do teatro universitário e suas áreas congéneres, o que para o caso do GEFAC se estende ao registo e expressão performativa e artística das expressões da cultura popular. O projeto foi ao encontro das intenções do GEFAC editar um livro comemorativo da sua história.

O seminário em 2016 é teórico-prático, estruturado em duas partes:
a) Em 2015, realizou-se a parte teórica relativa às técnicas de recolha de História Oral e etnografia participante (4 sessões de 3 horas cada);
b) Em 2016 realizou-se a parte prática de acompanhamento e elaboração de uma grelha de entrevistas, seguido de acompanhamento à distância do trabalho realizado até à sua publicação final.

Com este projeto pretendeu-se contribuir para que os elementos dos grupos de teatro universitários recolhessem a sua própria história, munindo-os de meios para tal, lançando as bases da recolha de testemunhos para uma história dos grupos de teatro universitário em Portugal.
Consideramos ser uma tarefa urgente que tem sido relegada para último plano pelas estruturas, quer pela morosidade que um trabalho destes implica, quer pelo custo que este trabalho comporta quando feito profissionalmente. Assim, o nosso intuito foi justamente em lançar as bases metodológicas e os procedimentos basilares para os próprios elementos do grupo começarem a realizar este empreendimento, contribuindo para a criação uma dinâmica de continuidade no seio destas estruturas.

FICHA TÉCNICA  
Monitores: Ana Bigotte Vieira, Ricardo Seiça Salgado.
Co-produção: projecto BUH! e baldio | estudos de performance

Apoio: Reitoria da Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra.


2.
Tomar Posição: o político e o lugar
CEEP – Curso Experimental de Estudo de Performance
Produzido pelo baldio | estudos de performance
projecto BUH! (parceiro)



SINOPSE
Tomar Posição, Curso Experimental em Estudos de Performance, tem lugar entre Setembro e Dezembro de 2016. O Curso comporta uma oficina continuada, Problemas em Estudos de Performance, que se constitui como fio condutor estendendo-se ao longo de todo o curso, e três eixos temáticos com duração mensal: Práticas Urbanas Situadas, Incorporações da Linguagem e Do Arquivo como Gesto - Travessias Digitais. Afirmando a contingência da produção de pensamento crítico, o curso caracteriza-se por uma estreita relação entre o performativo e o experimental, privilegiando a conversação entre as diferentes disciplinas: teatro, dança, música, performance, arquitectura, antropologia, filosofia, política, história, teoria crítica, literatura.
Inaugurando com Tomar Posição | o Político e o Lugar, um ciclo de três dias em que se dão as boas vindas aos participantes, o curso arranca com um conjunto de performances e debates, apresentações e lançamento de edições, numa abertura à conversa em que a posição – geográfica, sociocultural, linguística – de onde se fala é ponto de partida para uma imaginação dialogante com um campo de estudos maioritariamente anglófono. A problematização do contexto onde nos situamos, conjugando-se com a necessidade de criar condições para re-imaginar noções não redutoras de identidade e pertença, insere-se na reflexão sobre um mundo pós-colonial descentrado que tem caracterizado o baldio, nomeadamente através do recurso a práticas e discursos que não se limitam ao cânone europeu. 

O curso foi composto pelas seguintes atividades:
- Apresentação do projecto Tomar posição | Curso Experimental em Estudos de Performance' (12-09-2016 a 14-09-2016), Polo Cultural das Gaivotas.
- Inter(in)animated Archives' objecto performativo | Do arquivo como gesto (performance) (14/09/2016), Polo Cultural das Gaivotas.
- Cidade Oráculo | Práticas Urbanas Situadas (performance) (13/09/2016), Polo Cultural das Gaivotas.
- Apresentação do #2 da revista Jeux sans frontières | Do arquivocomo gesto, (12/09/2016), Polo Cultural das Gaivotas.
- Atelier continuado "Problemas em estudos de performance" (19/09/2016 a 05/12/2016),Polo Cultural das Gaivotas.
- Oficina Práticas urbanas situadas (20/09/2016 a 12/10/2016), Polo Cultural das Gaivotas.
- Oficina (In)corporações da linguagem (18/10/2016 a 09/11/2016), Polo Cultural das Gaivotas.
- Oficina Do arquivo como gesto (15/11/2016 a 07/12/2016), Polo Cultural das Gaivotas.
- Desfecho | Curso Experimental em Estudos de Performance (performances)(12-12-2016 a 14-12-2016), Polo Cultural das Gaivotas.
O projecto ‘Tomar Posição | Curso Experimental em Estudos de Performance’ concretizou os seus objetivos: reposicionamento do campo dos estudos de performance, sua produção artística, documentação e reflexão crítica, a partir da posição semi-periférica lusófona que ocupa; criação de redes locais e internacionais, pela consolidação de parcerias no espectro de uma economia profissional, essenciais para a averiguação no terreno da sustentabilidade de um Curso Experimental em Estudos de Performance de maior duração.
O curso Tomar Posição, o político e o lugar | CEEP, foi acolhido no Polo Cultural das Gaivotas, edifício municipal reabilitado para a investigação em artes performativas tendo ficado, o projecto BUH!, responsável pela dimensão técnica do projecto, das aulas, das performances e dos eventos públicos realizados no seio deste curso.

FICHA TÉCNICA
Curadoria: Ana Bigotte Vieira, Ana Mira, Ana Riscado, Fernanda Eugénio, Paula Caspão, Ricardo Seiça Salgado.

DATAS E LOCAL
Setembro a Dezembro de 2016 na Casa das Gaivotas em Lisboa.
Iniciativa (Curated by): baldio | Estudos de Performance

Financiamento (Funding): República Portuguesa Cultura / Direcção Geral das Artes
Parceiros (Partners): And_Lab, BUALA Associação Cultural, Jeux Sans Frontières, Projecto BUH!
Apoio (Support): Câmara Municipal de Lisboa | Pólo Cultural Gaivotas-Boavista, O Espaço do Tempo, Fórum Dança, O Rumo do Fumo.
Centros de Investigação Portugal (Research Centres Portugal): IHC – Instituto de História Contemporânea (FCSH/UNL), CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia (FCSH/UNL, FCT/UC, ISCTE/IUL,UM), CET – Centro de Estudos de Teatro (FL/UL)
Centros de Investigação Brasil (Research Centres Brazil): CESAP – Centro de Estudos Sociais Aplicados (UCAM/IUPRJ), CORPOREILABS (UFRJ/UFF/FAV), R.A.I.U. – Rede de Pesquisa Luso-Brasileira em Artes e Intervenções Urbanas (Lajus UFC) e Jongo da Serrinha.
Agradecimentos (Thanks to): André Lepecki (Professor no Departamento de Performance Studies/Tish School of Arts New York University), FITEI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Teatro Praga, Seminário Nómada Estudos da Performance
Créditos Imagem (Image Credits): Cidade-Jardim, Isabel Brison
Design Gráfico (Graphic Design): Marco Balesteros (letra.com.pt)